A Bíblia nos apresenta dois modelos de homem. Um é Adão e outro é Cristo. Ambos plenamente homens, e legítimos representantes do gênero humano.
O Apóstolo Paulo, ao escrever aos Romanos, vai apresentar os dois modelos, um para morte, outro para vida, mas os dois como homens. Repare:
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (...)
Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos (...). Se, pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo...” (Rm 5.12-21).
É bom ler o texto todo, mas o que destacamos é suficiente para dar-nos a certeza de que o modelo a ser seguido é Cristo. Somente nEle o homem é redimido. Morremos em Adão e nascemos em Cristo, um novo homem.
Portanto, o modelo de salvação, de redenção, de possibilidade de vida é Cristo. Sendo assim, é para Ele, como modelo, que devemos olhar e nos inspirarmos para uma nova vida.
Há, no entanto, quem não compreenda assim, e continua olhando para si. Ora, quando olhamos para nós, para nossas impossibilidades, fraquezas, inconstâncias e imperfeições, estamos olhando para Adão, para o modelo caído, falido. Desta maneira somente enxergaremos incapacidades. É o reflexo de Adão em nós.
Mas em Cristo, e crendo que nEle é possível agradarmos a Deus, temos novidade de vida. Paulo continua dizendo aos Romanos:
“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4).
Vejam, queridos, queridas, estamos sendo chamados em Cristo a uma nova vida! Olhar para si mesmo é olhar para Adão. Olhar para Cristo é crer que é possível uma nova vida.
É por isso que Jesus disse no sermão do monte:
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5.48).
É por isso que Paulo vai exortar aos Coríntios:
“Sede meus imitadores, como tambe?m eu sou de Cristo” (ICo 11.1).
Não olhe para si. Olhe para Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário